Aniversário em Capricórnio

Aniversário em Capricórnio

Capricórnio (♑) é o décimo signo do zodíaco, situado entre Sagitário e Aquário e associado à constelação de Capricornus, pertencente ao elemento Terra e regido pelo planeta Saturno, o que faz com que os capricornianos sejam discretos e sábios e possuam forte relação com o poder.

Na mitologia greco-romana, Capricórnio, ou bode do mar, é a lembrança do cabrito Aegipan, que foi colocado por Zeus entre as constelações porque ele foi amamentado junto com Zeus, pela cabra Amalteia (em outra versão, Almateia foi a ninfa que possuía a cabra Aix que cedeu leite a Zeus recém-nascido).

Capricórnio é representado por bodes das montanhas, que estão sempre escalando rochas. O arcano XV, a carta do Diabo no tarô, tem correspondência com o signo de Capricórnio e ainda com a letra hebraica “ayin”, que significa “olho” para os estudiosos da cabala.

Quem nasce sob o signo de Capricórnio, entre 22 de dezembro e 20 de janeiro, é mais calculista e reservado, gosta de estabilidade e é um tanto quanto “tradicional”.

Em relação às características, quem tem o signo de Capricórnio em posição marcante no mapa astral de nascimento, costuma ser discreto, sábio e detesta chamar atenção.

Os nativos de Capricórnio são tidos como responsáveis, disciplinados, organizados, práticos, metódicos, cautelosos, sérios e pessimistas.

Uma das principais características da personalidade de Capricórnio é que falam pouco, num estilo bem objetivo.

O signo de Capricórnio no amor não gosta de amores momentâneos e demora para se entregar por completo, pois é meticuloso e irá avaliar muito bem suas opções antes de se comprometer de cabeça em um relacionamento.

Capricórnio Combina com Qual Signo?

Capricórnio costuma se atrair por pessoas que falam de forma objetiva e pode demonstrar bastante impaciência com gente prolixa, ou seja, que se expressa de maneira muito longa e demorada.

Como amadurece muito cedo, é bem comum encontrar Capricórnio, com o passar das idades, tentando compensar a perda da juventude.

Quando gosta de alguém, Capricórnio procura cuidar da pessoa. Sim, Capricórnio dá colo quando seu amor precisa e também gosta de receber colo.

Para combinar com Capricórnio é preciso ir além do signo solar. Afinal, é preciso entender como os outros planetas e aspectos no Mapa agem sobre a personalidade de quem é de Capricórnio.

Capricórnio combina com estes signos:

Capricórnio com Capricórnio: O casal de capricornianos pode dar certo pois os dois pensam de forma parecida e buscam as mesmas coisas. No entanto, a timidez, seriedade e pessimismo de capricórnio pode ser duplicada nessa relação, gerando um desequilíbrio.

Capricórnio com Leão: Essa combinação é boa.

Capricórnio com Virgem: Esse casal possui uma sintonia invejável pelos outros signos do zodíaco.

Capricórnio com Touro: Essa combinação é muito boa devido aos objetivos em comum – tradição, família, estabilidade e durabilidade. Ambos se complementam, pois Touro entende a importância do afeto e do contato físico, algo que é difícil para quem é de Capricórnio, pois ele sente grande dificuldade em demonstrar ou falar sobre seus sentimentos.

Sorte do Signo de Capricórnio

  • Cores: preto, marrom e cinza
  • Flores: hera, violeta e orquídea
  • Pedras: safira, turmalina negra, ônix e água marinha, pois ajuda a sair do turbilhão de emoção e a expor o que se sente em palavras

Tudo Sobre o Signo de Capricórnio

Capricórnio desenvolve habilidades especiais para lidar com os obstáculos que podem aparecer.

Além disso, Capricórnio é o signo mais capaz de realizar coisas difíceis. Metas e ambições bem definidas também são parte da personalidade de Capricórnio.

Prudência, paciência e persistência são as três grandes características de Capricórnio em estado puro.

Muita gente diz que Capricórnio é um signo conservador ao extremo e, de fato, Capricórnio segue regras, mas é porque têm um compromisso muito grande com a responsabilidade social.

O animal símbolo de Capricórnio é a cabra. Além disso, o símbolo astrológico de Capricórnio assemelha a chifres retorcidos.

A cabra, símbolo de Capricórnio, sobe do litoral aos pontos mais altos da montanha, vencendo, determinada e sem desistir, os obstáculos que vão surgindo pelo caminho.

As seguintes características fazem parte do perfil de Capricórnio:

  • Saturno é o Planeta regente de Capricórnio.
  • Capricórnio faz parte do Elemento Terra.
  • Ritmo e Polaridade de Capricórnio: Cardinal e negativo, respectivamente.
  • No corpo, Capricórnio rege as partes duras do corpo, como, por exemplo, dentes, ossos e joelhos.

Dentre todos os signos astrológicos, Capricórnio é o que reúne o senso prático do elemento Terra com a maturidade precoce da regência saturnina.

Além disso, entre as características do signo de Capricórnio está sua natureza criteriosa, honesta e coerente.

Capricórnio é o signo mais consciente do valor do tempo, por isso, pontualidade é um valor costumeiro para este signo.

Sendo um signo de ritmo Cardinal, Capricórnio costuma ser ambicioso, amante do silêncio e das interiorizações.

No dia a dia, Capricórnio precisa cuidar para não se tornar pessimista, porque isso pode acabar acelerando demais a mente e causar insônia e ansiedade.

Sempre que possível, Capricórnio precisa sair, arejar e acalmar a mente. Quem tem Sol em Capricórnio pode se identificar com virtudes como persistência e responsabilidade.

O signo de Capricórnio costuma ter metas bem definidas e noção dos seus limites. A relação próxima com o trabalho também pode ser uma característica de Capricórnio bem marcante.

Praticidade e maturidade são típicas características de Capricórnio. Quem tem um acúmulo de planetas no signo de Capricórnio pode ter um perfil workaholic, mas a carreira profissional é apenas um dos aspectos que chamam a atenção dos capricornianos.

Consciência de que regras existem e devem ser cumpridas também é típico do signo de Capricórnio.

Capricórnio no Mapa Astral e Personalidade de Capricórnio

Como oposto complementar do signo de Câncer, a personalidade de Capricórnio dificilmente é “amorosa”, a não ser que outros elementos no Mapa Astral da pessoa revelem essas qualidades.

Além do mais, a personalidade de Capricórnio:

  • pode aparentar “secura” e “rudeza”.
  • costuma ser de poucas amizades, que são minuciosamente selecionadas. Porém, as pessoas escolhidas como amigas recebem dedicação total.
  • prefere amizades mais perspicazes, com as quais possa trocar impressões sob novas perspectivas.
  • entende dinheiro como sinônimo de liberdade. O signo pode acreditar que sem grana não se pode decidir nada, nem criar novas oportunidades.
  • não costuma se aventurar ou se expor a riscos evitáveis nos negócios — seu crescimento é progressivo, mas sustentável.

É bem comum que, desde muito cedo, Capricórnio se obrigue a uma disciplina rigorosa, exercitando acatar às ordens da família, mesmo que sejam contrárias à sua vontade pessoal.

Você pode se identificar com as características de Capricórnio mesmo que tenha o sol em outro signo no seu Mapa Astral.

Alguns posicionamentos sinalizam para personalidades “quase capricornianas”, como por exemplo, Sol na Casa 10, Lua em Capricórnio ou Ascendente em Capricórnio.

Mesmo que você não tenha nenhum planeta no signo, a casa que ele ocupa no seu mapa revela a área da vida onde você expressa as características do signo de Capricórnio.

Ascendente em Capricórnio

Pessoas com Ascendente em Capricórnio costumam ser reservadas e pacientes. E, mais, se você é de Capricórnio e tem Ascendente em outro signo, saiba o significado:

Capricórnio com Ascendente em Áries: pode ter mais coragem para iniciar algo, mas também é comum sentir muita ansiedade.

Capricórnio com Ascendente em Touro: evita o máximo possível desperdiçar dinheiro, mas investe no próprio conforto.

Capricórnio com Ascendente em Gêmeos: pode ter dificuldade em manter interesse em uma única coisa por muito tempo.

Capricórnio com Ascendente em Câncer: aparenta ser um ponto de firmeza e segurança às outras pessoas.

Capricórnio com Ascendente em Leão: sua presença é fácil de ser notada porque sua energia atrai outras pessoas.

Capricórnio com Ascendente em Virgem: ideias práticas e atenção aos detalhes pode ser uma impressão bem forte que você passa.

Capricórnio com Ascendente em Libra: costuma aparentar ter forte sentido de justiça.

Capricórnio com Ascendente em Escorpião: costuma entrar nos ambientes de maneira silenciosa e observar tudo antes de se integrar.

Capricórnio com Ascendente em Sagitário: as pessoas costumam se inspirar com sua posição diante da vida.

Capricórnio com Ascendente em Capricórnio: dificilmente começará algo até ter absoluta segurança de que pode levar aquilo adiante.

Capricórnio com Ascendente em Aquário: pode aparentar ser uma pessoa um pouco desligada e desinteressada, mas também sente medo de perder a liberdade.

Capricórnio com Ascendente em Peixes: tende a ser uma pessoa conhecida pela simpatia, pela compaixão e pelo idealismo.

Geralmente, quem tem ascendente em Capricórnio tem um perfil mais reservado, são pessoas cautelosas que preferem levar mais tempo em uma atividade, mas fazer bem feito; dificilmente assumem responsabilidades que não podem cumprir.

Quem tem Capricórnio como ascendente pode desenvolver a maturidade de modo precoce e, também, enxergar os desafios de forma prática.

Planetas em Capricórnio

Planetas em Capricórnio trazem significados psicológicos do signo para sua personalidade. Entenda um pouco mais sobre como é ter Planetas em Capricórnio no Mapa e o que isso pode indicar:

Sol em Capricórnio: pode ter consciência de que o sucesso é fruto de persistência e disciplina.

Lua em Capricórnio (como sentimos e vivenciamos as emoções): pode significar que você sente segurança ao controlar das emoções. Sentir que está no controle das emoções e sentimentos, geralmente, dá muita segurança para quem tem esse posicionamento no Mapa Astral.

Mercúrio em Capricórnio (como pensamos e como nos comunicamos): ainda que sua comunicação seja um pouco rígida, seu pensamento tende a ser prático e eficiente. O pensamento é direcionado para atividades práticas e, geralmente, consegue executar essas tarefas com bastante eficiência.

Vênus em Capricórnio (nossa forma de amar e como enxergamos a beleza): pode significar muita desconfiança nos relacionamentos.

Marte em Capricórnio (como buscamos o que queremos conquistar): você pode ter muito foco e, além disso, firmeza nas ações. Geralmente, são pessoas que direcionam suas energias de modo bastante focado.

Júpiter em Capricórnio (onde estão nossas maiores oportunidades): você inspira muita confiança e autoridade nas pessoas. Júpiter em Capricórnio pode destacar personalidades mais sérias e cautelosas.

Saturno em Capricórnio (os desafios e lições que precisamos superar): sua capacidade de organização tende a ser bastante desenvolvida. Geralmente, sinaliza para uma capacidade de organização bastante desenvolvida, que pode se manifestar em comportamentos muito controladores.

Urano em Capricórnio (quais caminhos podem nos surpreender): Urano esteve pela última vez no signo de Capricórnio entre 1988 e 1995, quem tem esse posicionamento tende desenvolver ambições profissionais bem avançadas e podem trabalhar melhor por conta própria.

Netuno em Capricórnio (onde somos sensíveis ao enganos e à ilusão): Esse posicionamento no Mapa Astral pode indicar um perfil que pode encontrar sua vocação em atividades que possa expressar sua criatividade, sua empatia e também realizar seus sonhos. O planeta esteve no signo de Capricórnio entre 1984 e 1998.

Plutão em Capricórnio (onde buscamos poder e transformações): Plutão em Capricórnio aponta para perfeccionismo e busca de desafios na carreira, pode desenvolver também certa obsessão por sucesso profissional. O planeta está em Capricórnio desde 2008 e permanece no signo até 2023.

Todo Mundo tem Capricórnio no Mapa Astral

Capricórnio está presente na vida de todo mundo. Basta você olhar a mandala do seu Mapa Astral e procurar pelo símbolo do signo de Capricórnio.

O lado sombrio de Capricórnio pode se tornar ranzinza e ter muito ressentimento. Capricórnio é o próprio signo ligado ao julgamento.

Frequentemente rotulado como chato, inflexível e workaholic, você verá que Capricórnio tem muito mais a oferecer e também entenderá o motivo de ser como é.

Depois do fanfarrão Sagitário, que vive como se não houvesse amanhã, aparece Capricórnio para colocar ordem na casa.

Capricórnio pensa muito sobre tudo o que é necessário para a estabilidade durar para sempre. Quem tem o Sol ou qualquer outro planeta em Capricórnio carrega o desafio de trabalhar aquele setor com afinco para ganhar excelência no assunto.

Tudo o que Capricórnio constrói o tempo não destrói. Capricórnio é perfeccionista, observador e valoriza o respeito à hierarquia.

Abertura de Cartas para o Dia do seu Aniversário

Abertura de Cartas para o Dia do seu Aniversário
Abertura de Cartas para o Dia do seu Aniversário

A Abertura de Cartas para o Dia do seu Aniversário é um jogo de cartas que deve ser feito no dia do aniversário do consulente ou em uma data próxima ao aniversário.

Compartilhe esta página:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *